Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

INDUSTRIALIZAÇÃO – PROCESSOS E TENDÊNCIAS VESTIBULARES 2011 E 2010


(UFRN) Brasil, Rússia, Índia e China, constituem um grupo de economias emergentes, que assumiram importância no mercado global. Esses países contribuíram nos últimos cinco anos com mais da metade do crescimento do produto global, ou seja, a soma do que foi produzido nos diferentes setores da economia, ampliando significativamente a participação destes no comércio mundial.

Sobre a participação desse grupo de países na economia mundial, pode-se afirmar que:

a) A Rússia se destaca ofertando alimentos e matérias-primas para suprir as demandas de consumo da sociedade indiana.
b) A China se destaca pela elevada qualificação de sua mão-de-obra e pelo desenvolvimento industrial com rígido controle ambiental.
cA Índia se destaca no setor de serviços de informática pela capacidade para formar profissionais nas áreas tecnológicas.
d) O Brasil se destaca como fornecedor de petróleo e gás natural, atendendo as demandas de consumo de energia da produção chinesa.

(UEPB) O grande crescimento da Índia desde os anos de 1990 coloca este país como um dos quatro gigantes emergentes, ao lado da Rússia, China e Brasil. O prognóstico econômico é de que a Índia atinja em meados deste século a terceira posição na economia mundial. Este fato se deve

a) ao extraordinário crescimento de sua indústria cinematográfica, que hoje já ultrapassa a produção de Hollywood, sua grande concorrente.
b) ao crescimento de sua população que é hoje a segunda do mundo, com alto poder de consumo.
c) à eliminação da sociedade de castas que marcou a milenar história do país e impedia as pessoas de castas inferiores de ascender econômica e socialmente.
daos avanços alcançados pela sua indústria nos setores farmacêutico, de fibras ópticas, de satélites e informática.
e) à resolução do conflito com o Paquistão pela Caxemira, o qual obrigava a Índia a desviar imensos recursos para a produção de armamentos, inclusive nucleares.

(UERJ)



De acordo com o texto, há um elemento do fordismo verificado no Brasil apenas recentemente.
Aponte esse elemento. Nomeie ainda o atual modelo produtivo capitalista, sucessor do fordismo, e apresente duas de suas características.

Resposta:

elemento do fordismo: Mercado consumidor de massa
atual modelo produtivo: Pós-fordismo, toyotismo ou modelo sistêmico-flexível e duas das características:

• enfraquecimento dos sindicatos
• produção fragmentada globalmente
• maior preocupação com o meio ambiente
• maior rapidez no ciclo de renovação do produto
• maior parcela da produção feita por empresas terceirizadas
• linha de montagem flexível, com diversificação da produção
• necessidade de mão de obra com maior nível de qualificação
• importância crescente da tecnologia de produto e de produção

(UNIOESTE) É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativaINCORRETA.

a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.
b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não são definidas pela proximidade das matérias-primas e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.
c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.
d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.
e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

VESTIBULAR 2010


(UERJ) Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.


O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

a) taylorismo – produção flexível
b) fordismo – produção em série
c) toyotismo – fragmentação da produção
d) neofordismo – terceirização da produção

(UFAM) É um dos oito “Tigres Asiáticos”. Destaca-se na produção de bens de alta tecnologia e setores da computação e das telecomunicações. Sua expansão industrial foi muito rápida, a entrada
maciça de capital estrangeiro e condições estruturais de desenvolvimento, favoreceram este quadro. Hoje, é um dos mais poderosos países emergentes.

O texto acima se refere à:

a) Coréia do Sul
b) Hong Kong
c) Taiwan
d) Cingapura
e) Tailândia

(UFRJ)

O sistema produtivo das maquiladoras

As maquiladoras no México, as fábricas da Zona Franca de Manaus e as firmas localizadas em zonas de processamento de exportação são exemplos de um novo modelo de organização das atividades industriais que surgiu nas últimas décadas.
Um traço comum desse modelo é a criação de regras especiais, distintas das existentes no restante dos territórios nacionais.

Cite dois exemplos de regras associadas a esse modelo.

Resolução:

Entre as regras associadas ao modelo das maquiladoras temos: isenção de taxas alfandegárias de importação sobre componentes industriais; isenção de impostos sobre a exportação dos produtos finais; isenção de impostos sobre a produção industrial; a flexibilização de leis trabalhistas.

(MACKENZIE-SP)

(Cartoon chinês ironizando o fato de que o crescimento econômico daquele país está representando uma ameaça às relações familiares).

“Mesmo atingida pela crise internacional, a produção na China continua em crescimento e a sua economia alcança a terceira posição entre as maiores do mundo.”

A respeito da prosperidade e da franca expansão econômica da China, desde a década de 1970, considere as afirmações I, II, III e IV, abaixo.

I. O gigante asiático conta com reservas de quase 2 trilhões de dólares, graças aos seguidos superávits na balança comercial e aos investimentos estrangeiros no país.
II. Em 2007, a China chegou ao terceiro lugar entre as maiores economias do globo, à frente da Alemanha, e atrás, apenas, dos EUA e do Japão.
III. Deng Xiaoping, após a morte de Mao, sobe ao poder e lança as Quatro Grandes Modernizações (indústria, agricultura, ciência-tecnologia e forças armadas). Foram criadas as Zonas Econômicas Especiais, para atrair as empresas estrangeiras.
IV. O modelo de desenvolvimento adotado se baseia na abundância de mão de obra especializada e bem distribuída por todo o território, contando com a obtenção de subsídios estatais e com a atração de investimentos estrangeiros.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) I, II e III.
e) III e IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário